O projeto

O Desmente: Ouvir para Crer é um projeto de intervenção social através da música, criado por três grandes amigos com o intuito de ajudar na erradicação do estigma associado à doença mental.

Esta missão, indissociável da criação artística, visa dar voz a quem vive com uma doença mental e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e empática com maior literacia em saúde mental e menos preconceitos. 

A Organização Mundial de Saúde tem enfatizado as consequências devastadoras do estigma da doença mental, entre elas a exclusão social, o malefício nas relações familiares e os limites que coloca no funcionamento individual e no acesso a oportunidades.

O Desmente desenvolve-se, assim, a partir destes pressupostos:

  1. A estigmatização ocorre devido à associação automática (e amiúde inconsciente) de uma característica negativa a um grupo de pessoas que partilham certa condição

  2. O estigma da doença mental tem consequências diretas e indiretas nas pessoas portadoras desta e nos seus conviventes

  3. Estas consequências poderão ser evitadas reformulando-se aquelas atribuições automáticas e substituindo-as por outras mais informadas, adequadas à realidade e também mais empáticas.

    E que melhor forma de o fazer do que através da música?

Pretendemos partilhar com o público as nossas músicas de uma forma interativa, juntando num mesmo lugar pessoas com e sem experiência pessoal de doença mental e incentivando-as a partilhar um vasto terreno de vivências comuns, por via da empatia e, claro, da arte! Seja no mundo digital ou em formato presencial - em espaços culturais, festivais, escolas, municípios, jardins, universidades, etc. -, esta é a nossa Missão e esperamos poder fazê-la chegar até ti!